• Erythrynidae
  • /  Hoplias lacerdae
Publicado em: 07/12/2016

Traírão

Distribuição Geográfica: bacia amazônica, Araguaia-Tocantins (regiões periféricas das bacias) e do Prata (alto Paraguai).

Descrição: peixe de escamas; pode atingir 20 kg e mais de 1m de comprimento, mas exemplares desse porte são difíceis de encontrar. A coloração é quase negra no dorso, os flancos são acinzentados e o ventre esbranquiçado. 

Ecologia: espécie piscívora, muito voraz. Vive na margem dos rios e de lagos/lagoas em áreas rasas com vegetação e galhos. Distribuição geográfica: Bacia Amazônica e rio Ribeira do Iguape (S.P.). Locais para pesca: Remansos de rio, represas e lagos. Épocas para pesca: Durante todo ano. Equipamento: Material de categoria média a pesada, vara com molinete ou carretilha. 

Linha: 0,50 a 0,80mm. Anzóis: 3/0 a 6/0 (Mustad ref: 92247 ou 7731-A).Iscas:Naturais: Pequenos peixes (lambari, cará, sauá) e minhoca. Artificiais: Colheres, jigs, spinners e plugs de meia-água (Rapala Original e Magnum Floating, tamanhos 9, 11, 13, 14). Sinônimos: lobó, traíra-açu, traíra-preta.